Para combater a diabetes, um dos fatores que ajuda é fazer uma reeducação alimentar para mudar os hábitos alimentares, mas você sabe quais os alimentos para diabéticos?
Como a diabetes é sinônimo de açúcar, é preciso tomar muito cuidado na ingestão de açúcares e carboidratos para não prejudicar o organismo ou piorar os sintomas da doença.
Geralmente, quem tem diabetes deve seguir um cardápio diário para controlar a doença, por isso é necessário ingerir a quantidade necessária de fibras e seguir corretamente o cardápio, conforme estipulado pelo nutricionista. Na maioria dos casos, o ideal é aliar a prática de exercícios físicos e tomar medicamentos, mas há alguns alimentos para diabéticos que podem ajudar a combater a diabetes. O que você deve prestar atenção é que ao fazer uma dieta balanceada, rica em nutrientes, você poderá gozar da vida de forma mais saudável.
A insulina é um hormônio que para os diabéticos é difícil de ser produzido. Assim, alimentos que possuem altos índices glicêmicos não são recomendáveis porque o organismo não consegue absorver a glicose no sangue, podendo levar a sérias complicações. Sendo assim, o que é recomendado são os alimentos para diabéticos de baixo teor glicêmico, com o objetivo de a glicose ser absorvida mais lentamente, em quantidades menores para que o corpo não entre em choque.
Para ver mais produtos para usar com alimentos, acesse: https://saude.nipponflex.com/
Então, para você combater a diabetes de forma mais saudável, deve ingerir alimentos de baixo teor glicêmico, os quais você verá agora.
Alimentos para diabéticos: quais consumir
Conteúdo
Abacate
O abacate tem um ativo que diminui a concentração de colesterol ruim no organismo, elevando o colesterol bom. Isso quer dizer que os portadores de diabetes tendem a prevenir as doenças cardiovasculares porque os vasos sanguíneos não ficarão obstruídos com a gordura ruim.
Mesmo que o abacate seja uma fruta muito calórica, ele possui gorduras monoinsaturadas, as chamadas gorduras boas para o organismo, as quais aumentam a resistência à insulina para o diabético. Logo, coma abacate moderadamente.
Aveia
Esse alimento é rico em fibras solúveis que ajuda na absorção de nutrientes que estão no organismo. Por ter muita quantidade de fibras, a aveia é ainda mais recomendada para portadores de diabetes tipo 2, já que diminui a velocidade da glicose quando esta entra no corpo, evitando os picos que geralmente são difíceis de controlar.
Inclusive, uma curiosidade muito importante é que ao ingerir aveia você também previne a diabetes e lhe ajuda emagrecer, porque deixa você saciada. Se você aprender como fazer granola low carb, você pode adicionar na sua dieta com a aveia.
Peixes: salmão, sardinha, atum, cavalinha
Os peixes de água fria são ricos em ômega 3 e atuam no organismo ao aumentar a sensibilidade acerca do hormônio da insulina. Aliás, o salmão também ajuda na regulagem do açúcar dentro de nós, prevenindo e protegendo o organismo contra a diabetes.
Outros alimentos para diabéticos bons
- Iogurte
- Leguminosas
- Amêndoas
- Bata yacon
A maioria dos alimentos para diabéticos que contêm baixo índice glicêmico auxilia no combate às doenças cardiovasculares, visto que diminuem a oxidação no sangue, desobstruindo os vasos sanguíneos.
A reeducação alimentar é a dica primordial para você viver muitos anos mesmo sendo portador dessa doença. Preste atenção no que está ingerindo e procure um nutricionista para verificar a quantidade diária dos nutrientes que você tanto precisa.