Os pneus são um elemento fundamental para conduzir com todas as garantias de segurança, principalmente quem vai sair para viagem. Portanto, saiba como escolher o pneu certo para carro, através das dicas presentes aqui neste artigo.
As rodas são o único elemento do carro em contato direto com o asfalto e, portanto, essenciais para a segurança. Por esta razão, é aconselhável verificar as pressões com frequência e não demorar mais do que o necessário para a substituição dos pneus.
No entanto, na hora da compra, a variedade de pneus que existe hoje torna cada vez mais difícil optar por um ou outro. Dentro da mesma marca e tamanhos temos diferentes opções: assimétrica, direcional, baixo coeficiente de atrito, etc. Mas a escolha depende somente do seu estilo de condução e, sobretudo, das características do seu carro.
Dicas para escolher o pneu certo para carro
Conteúdo
Vamos ver quais detalhes você deve levar em consideração para escolher o pneu certo na hora de comprar o próximo conjunto de pneus em Goiânia:
Características do pneu
Para escolher o pneu certo para seu carro, é preciso saber as características do pneu. No flanco (lateral do pneu) há uma série de números que nos dão vários dados, não apenas as dimensões e o índice de velocidade. Um detalhe que muitas vezes passa despercebido e que pode nos causar problemas no ITV (Inspeção Técnica de Veículo) é o índice de carga.
Se a ficha técnica indicar um determinado valor, podemos montar rodas com índice de carga igual ou maior, mas nunca menor; Caso contrário, não passaremos o ITV. Certifique-se de que o índice de carga corresponde ao marcado na ficha técnica do automóvel.
Cuidado com as ofertas
Não confie nas ofertas típicas “compre 3 e leve 4”, muitas vezes são pneus cuja data de fabricação está desatualizada. No flanco, novamente, há 4 algarismos que indicam a semana e o ano de produção. Lembre-se de que comprar pneu com mais de 5 anos perde muitas propriedades, mesmo que tenha sido armazenada adequadamente.
Pneus direcionais
Este tipo de banda de rodagem, com o padrão em forma de seta, costuma dar resultados muito bons em asfalto molhado. No entanto, tem uma tendência irritante de desgastar os dentes da serra – especialmente no eixo traseiro – em carros com tração dianteira que geralmente são conduzidos com o porta-malas vazio.
Ao se degradar dessa maneira, produz um zumbido irritante ao rolar que muitas vezes é confundido com um rolamento ruim. Se o seu veículo possui esse tipo de distribuição mecânica, não recomendo.
Pneus assimétricos
A banda de rodagem possui duas áreas diferenciadas; uma parte é direcional e busca evacuar bem a água e a outra, maximizar a aderência lateral nas curvas. A parte de direção tem o mesmo desgaste descrito acima, então não recomendo em carros com tração dianteira e motor, principalmente se o eixo traseiro não for multi-link independente.
Pneus de baixo coeficiente de atrito
Este tipo de pneu é composto por uma borracha bastante rígida que reduz a resistência ao progresso e também o consumo. O padrão do piso também é especial. Só o recomendo para modelos utilitários e leves devido às suas limitações; prolongam as distâncias de travagem e no molhado o seu comportamento não é o ideal.
Pneus com protetor de aro
Existem alguns pneus que têm um anel de aço revestido de borracha inserido na parede lateral e saliente de alguns milímetros. Desta forma, protege um pouco os aros (e o próprio pneu) do atrito com o meio-fio. Não faz mal que os escolhamos se estiverem disponíveis: o preço dificilmente aumenta.
Escolher o pneu certo para minivan
Algumas minivans grandes equipam rodas com um índice de carga bastante alto, o que limita as opções de compra. É muito importante neste tipo de veículo respeitar o índice de carga; caso contrário, eles podem facilmente quebrar o aro em suportes fortes ou causar explosões.
Escolher o pneu certo para 4×4
Um SUV ou um 4×4 deve sempre ser equipado com pneus de inverno, ou seja, para escolher o pneu certo, precisa ser adequados para pista molhada. É o mínimo para fazer um uso “leve” do TT. Se você está determinado a entrar em terrenos mais “irregulares”, já terá que mergulhar no mundo dos pneus 4×4 especializados (há pneus especiais para lama, pedra, areia, etc.).
Escolher o pneu certo para carros clássicos
Alguns fabricantes (nomeadamente pneu Michelin) oferecem uma nova gama de pneus especiais para carros clássicos. Seu preço é alto, mas ajudam a preservar a autenticidade do veículo (rodas de parede branca, carcaça diagonal, TRX, etc.). Além disso, eles são oferecidos em tamanhos que não são mais usados em carros modernos.