Já lá vai o tempo em que a tarefa de lavar as roupas era desgastante e complicado. Na vida moderna já não é necessário ter de lavar à mão todas as roupas de uma casa, isto graças a um dos eletrodomésticos existente na grande maioria dos lares: a Máquina de Lavar Roupa!
O que se pode dizer sobre uma Máquina de Lavar Roupa?
Uma das melhores invenções de todos os tempos foi sem dúvida alguma a Máquina de Lavar Roupa. Claro que as modernas Máquinas nada têm a ver com os primeiros modelos que apareceram. Graças ao avanço tecnológico o mercado das Máquinas de Lavar Roupa evoluiu de uma forma muito competitiva entre as diversas marcas que existem então. Isto trouxe uma vantagem enorme para os consumidores já que existe uma grande oferta em termos de modelos e com as mais variadas especificações.
Mas o que é uma vantagem, também se pode tornar numa enorme dor de cabeça na hora de escolher a máquina ideal para cada casa, equilibrando o custo da compra, qualidade, tecnologia, características de funcionamento e até a durabilidade.
O que é uma Máquina de Lavar Roupa?
Conteúdo
A Máquina de Lavar Roupa é um eletrodoméstico que foi inventado exatamente para lavar a roupa e tornar assim a nossa vida mais fácil! Na sua forma de funcionar utiliza a água ligada à rede de abastecimento e é movida através da energia elétrica.
Independentemente do modelo ou marca em todas o seu desenho utiliza um tambor perfurado giratório, para onde é distribuída a água o detergente e o amaciador. Esse tambor ao girar em torno de si mesmo cria uma força centrífuga que faz a roupa ser imersa na água ao ser lavada, removendo assim a sujidade e nódoas difíceis. A seguir a água é escoada por um tubo ligado à rede de esgotos. Depois do ciclo de lavagem a roupa e enxaguada com água limpa. Todas elas têm no final de cada programa de lavagem um ciclo de maior centrifugação que faz torcer a roupa para facilitar o processo de secagem.
Têm um tanque que fica localizado atrás do tambor, que é o principal reservatório da água. O tanque e o tambor da máquina são os principais mecanismos diretamente envolvidos no processo de lavagem da roupa. Além destes existem outros itens igualmente importantes, uma resistência, necessária a aquecer a água de lavagem e um termostato que regula a temperatura da água. Uma bomba de escoamento que é operada para garantir a drenagem da água ao fim de cada ciclo de lavagem.
Existem também modelos com a capacidade de secar tornando-se num2 em 1 em termos de economia de espaço. Fazendo com que não seja necessário pendurar a roupa, pois ela já vai sair da máquina seca e pronta para o armário!
Quais são os pós e os contra de uma Máquina de Lavar Roupa?
Com toda a certeza que a Máquina de Lavar Roupa é um dos eletrodomésticos que trás mais vantagens do que desvantagens a uma casa, já que facilita muito a rotina de lavar a roupa e faz a lavagem muito mais eficaz que à mão.
Um dos presentes muitas vezes encontrados nas listas de ofertas aos noivos, é exatamente a Máquina de Lavar Roupa. Quem é que terá a disposição agora de lavar à mão roupa?!
A maior vantagem oferecida é com certeza a economia de tempo e de desgaste físico que oferece. Antes de ser um aparelho usual, era necessário despender de muitas horas na lavagem das roupas, sem contar que era um trabalho bastante árduo quando se tratava de lençóis, por exemplo.
Qualquer máquina proporciona uma qualidade de limpeza muito mais eficaz da roupa, isto independentemente do modelo escolhido. A lavagem manual vai provocar um gasto maior que qualquer modelo de máquina
Entre os poucos contras que possam ser encontrados existe o preço, o gasto de energia elétrica e também o espaço que vai ocupar, já que a tendência é as casas numa grande metrópole é terem cada vez menos espaço disponível.
Pode-se chegar à conclusão que independente de qual o modelo ou o preço vale sempre a pena investir num destes maravilhosos eletrodomésticos.
Comparação entre os diferentes tipos de Maquinas de Lavar Roupa
Cada vez mais a sociedade está mais consciente em termos de sustentabilidade e isso leva à percepção de que as empresas estão cada vez mais a desenvolver produtos qua vão ao encontro dessas necessidades.
Logo, para satisfazer o público-alvo, as grandes marcas fazem estudos para corresponder ao que é procurado por parte dos consumidores.
É importante ter em atenção alguns pontos e saber o que procurar e comparar ainda antes de adquirir uma máquina de lavar roupa. Abaixo tem uma lista dos principais pontos de comparação nas Melhores Máquinas de Lavar de 2022. Siga!
Tipo de Abertura
As primeiras máquinas que apareceram eram apenas de abertura na parte superior, na verdade nem tinham tampa! À medida que o avanço da tecnologia foi acontecendo e a alteração nos hábitos e comportamento na sociedade se fez notar, as marcas de máquinas de lavar foram lançando os mais variados modelos.
Podemos encontrar hoje em dia dois tipos de abertura bastante bem adaptados ao diverso mercado existente:
Máquina de Lavar Roupa de abertura superior ou Top Load
Carregamento no topo, sendo este o sistema mais usual nos Estados Unidos e Países Asiáticos, em que a parte de cima da máquina tem o painel de comandos e uma tampa que permite aceder ao tambor da máquina.
Este tipo de máquina tem um funcionamento muito potente ao lavar a roupa. São indicadas principalmente para roupas mais pesadas, que tenham um grau de sujidade maior e que sejam mais difíceis de lavar.
Máquinas de Lavar Roupa com abertura Frontal ou Front Load
Carregamento horizontal ou frontal, sendo este mais comum na Europa e Rússia, têm uma porta na parte da frente da máquina que permite colocar lá dentro a roupa suja.
Este tipo de modelo tem uma ação mecânica que causa menos atrito na roupa durante a lavagem, visto que o tambor ao girar em um eixo horizontal produz um movimento em que as roupas são movimentadas para cima e para baixo. Isto ajuda a conservar melhor as peças de roupa. Por outro lado, este modelo também é mais económico no consumo de água e detergente, pois a necessidade de água durante o ciclo vai variando.
Velocidade de centrifugação
O número de rotações por minuto de cada máquina, ou seja o seu sistema de centrifugação, é também um ponto bastante importante na escolha de uma máquina. Quanto maior o número de rotações, maior a capacidade de centrifugação da máquina o que vai fazer com que maior quantidade de peças de roupa fiquem agarradas às paredes do tambor. Neste caso a ficção entre as peças irá ser menor. Uma melhor preservação das peças dentro da máquina de lavar!
Muitos dos novos modelos permitem escolher a velocidade de centrifugação em cada programa de lavagem. Esta função é particularmente importante visto que roupa mais delicada deve ser centrifugada a menor velocidade que roupa mais resistente. Uma das vantagens das novas máquinas terem um poder de centrifugação bastante elevado remete à necessidade menor de tempo de secagem.
Tipos de Lavagem
O tipo de lavagem da roupa é dividido em dois: manual e mecânica. Apesar que neste momento é raro se optar pela lavagem manual.
Deve-se ter sempre em atenção às etiquetas da roupa, aí encontram-se as características específicas para cada tipo de roupa: o tipo de lavagem permitida (existem algumas peças mais delicadas que é aconselhada uma lavagem manual), a temperatura, se pode levar ou não branqueador, o tipo de secagem, ou até se a peça de roupa em questão permite a sua lavagem.
Um concelho importante, que vem em quase todos os manuais de funcionamento de uma máquina de lavar roupa, é separa a roupa por categorias e por cores. Assim pode ser escolhido o programa de lavagem que melhor se adeque a cada grupo.
Pode separar de acordo com os programas desejados e o seguinte critério: lavagem de roupas de cama, toalhas de banho, edredons, sendo este grupo o chamado de pesadas; por cores, para não haver o perigo de roupas escuras acabarem por manchar as claras; as delicadas das resistentes. Ou até programas especiais de esterilização.
Quantidade e tipo de programas
Cada vez mais as máquinas de lavar vêm preparadas para satisfazer as mais pequenas exigências de lavagem. Por isso a quantidade de programas de cada máquina são cada vez mais.
A grande vantagem nos vários tipos de programa é a facilidade de se poder escolher de acordo com o tipo de roupa que se vai lavar. Existem vários tipos de programas, curtos ou longos, roupas escuras, roupas de cama ou toalhas de banho, pouca sujidade, roupa delicada como as roupas de bebé. Algumas máquinas vem com um programa especial para lãs que simula a lavagem manual, exigência normal para esse tipo de tecidos.