Fernando de Noronha é um arquipélago vulcânico isolado no Atlântico Equatorial Sul, sendo sua ilha principal a parte visível de uma cadeia de montanhas submersas e o destino de viagem para Fernando de Noronha é fantástico. Constituído por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de natureza vulcânica. O arquipélago pertence ao estado brasileiro de Pernambuco.
Uma viagem para Fernando de Noronha, é vantajosa, pois possui praias de águas calmas e piscinas naturais nos períodos de mar sereno e mar agitado é proibida para banhos nos períodos de ressaca– embora a galera do surfe adore. Fernando de Noronha tem apenas 17 quilômetros quadrados e a menor BR do país – a 363, com seis quilômetros de extensão o que facilita desbravar o território.
Com as praias divididas em mar de dentro e mar de fora, na viagem para Fernando de Noronha é fácil coordenar a infinidade de atrativos e atividades na viagem para Fernando de Noronha. Na ilha é possível fazer caminhadas, caiaque, passeios de barco e passeio de bugue, os mesmos utilizados nos passeios de Jericoacoara, observação de golfinhos e outras variadas atividade, mas o que não pode ficar de fora do roteiro de jeito nenhum é o mergulho de garrafa, afinal, Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para há pratica esportes. Fernando de Noronha é um local de mergulho recreativo de nível internacional para viajar.
Com águas quentes ao seu redor, mergulhos a profundidade de 30 a 40 metros podem ser feitos agradavelmente sem necessidade de usar roupa de neoprene. Próximo à ilha existe a possibilidade de se fazer um mergulho avançado e visitar a Corveta Ipiranga, que repousa a62 metros de profundidade, depois de ser afundada naquele ponto intencionalmente, após um acidente de navegação.
Na viagem para Fernando de Noronha, a ilha conta com três operadoras de mergulho, oferecendo diferentes níveis de qualidade de serviço. Além disso, o arquipélago conta com interessantes pontos de mergulho livre, como a piscina natural do Atalaia, o naufrágio do Porto de Santo Antônio, a laje do Boldró, dentre outros.
O arquipélago possui diversificada vida marinha, sendo comum observar diversas espécies de peixes recifais, tartarugas e eventualmente tubarões e golfinhos.
A viagem para Fernando de Noronha, se torna um maravilhoso lugar para se passar férias e principalmente e o lugar ideal para se esquecer dos problemas. Nessa fantástica ilha você apenas tem que relaxar e aproveitar o máximo as maravilhas que a natureza lhe oferece.
Praias Mar de dentro
- Baía e Porto de Santo Antônio
- Praia da Biboca
- Praia do Cachorro, na Vila dos Remédios (no centro histórico da ilha)
- Praia do Meio
- Praia da Conceição ou de Italcable
- Praia do Boldró, na Vila Boldró
- Praia do Americano
- Praia do Bode
- Praia da Quixabinha
- Praia da Cacimba do Padre
- Baía dos Porcos
- Baía do Sancho (baía de águas transparentes, cercada por falésias cobertas de vegetação)
- Baía dos Golfinhos ou Enseada do Carreiro de Pedra
- Ponta da Sapata
Mar de fora
- Praia do Leão
- Ponta das Caracas
- Baía Sueste
- Praia de Atalaia
- Enseada da Caeira
- Buraco da Raquel
- Ponta da Air France
Outros pontos turísticos de Fernando de Noronha
- Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha
- Fortim da Praia da Atalaia de Fernando de Noronha
- Reduto de Nossa Senhora da Conceição de Fernando de Noronha
- Reduto de Santa Cruz do Morro do Pico de Fernando de Noronha
- Reduto de Santana de Fernando de Noronha
- Reduto de Santo Antônio de Fernando de Noronha
- Reduto de São João Batista de Fernando de Noronha
- Reduto de São Joaquim de Fernando de Noronha
- Reduto de São José do Morro de Fernando de Noronha
- Reduto de São Pedro da Praia do Boldró de Fernando de Noronha
- Reduto do Bom Jesus de Fernando de Noronha
- Morro Dois Irmãos
O Arquipélago de Fernando de Noronha é dividido em Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental para preservação de espécies e ocupação humana racional. Por suas condições naturais, a viagem para Fernando de Noronha recebeu o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.
Em Noronha, duas estações predominam durante o ano: a seca, que vai de setembro a fevereiro, e a chuvosa, com chuvas ocasionais de março a agosto. A temperatura varia pouco, mantendo a média de 28ºC,com muito Sol e uma brisa refrescante.
Boldró
Boldró é onde está localizado o centro de convenções do Projeto TAMAR/ICMBio. Seu nome foi dado por militares americanos e é originário da expressão em inglês Bold Rock, que significa Pedra Saliente em português.
Parque Nacional do Marinho
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Criado em 1988, ocupa a maior parte do arquipélago e possui uma variedade de fauna e flora únicas.
Ótimo local para turismo, porém, devido à fiscalização do ICMBio, algumas das ilhas têm a visitação controlada.
Você já fez sua viagem para Fernando de Noronha? O que achou? Deixe nos comentários.